|, Todos os artigos do|Válvula borboleta com atuador pneumático: funcionamento e vantagens

VÁLVULA BORBOLETA COM ATUADOR PNEUMÁTICO: FUNCIONAMENTO E VANTAGENS

A válvula borboleta pertence à família de válvulas chamadas de ¼ de volta pois para obter a posição aberta ou fechada não é necessário um giro completo mas apenas um movimento de ângulo 90°. Juntamente com o Atuador Pneumático constitui uma das combinações mais utilizadas na automação de processos industriais.

> Funcionamento da válvula borboleta pneumaticamente atuada
> Vantagens da válvula borboleta pneumaticamente atuada
> Adendo sobre atuadores pneumáticos

Funcionamento da válvula borboleta pneumaticamente atuada

A válvula borboleta pertence à família de válvulas chamadas de ¼ de volta (um quarto de volta), pois para obter a posição aberta ou fechada não é necessário um giro completo mas apenas um movimento de ângulo 90°. Válvulas muito grandes requerem um alto poder de torque e pra esta operação é necessário o uso de atuadores pneumáticos que garantam rapidez e eficácia no movimento em comparação à sua operação no modo manual. Daí o largo uso desses equipamentos na automação dos processos industriais. A combinação Válvula Borboleta e Atuador Pneumático é uma das mais utilizadas na industria. O Atuador Pneumático é um dispositivo que converte a energia armazenada no ar comprimido (energia pneumática) em movimento mecânico. Geralmente consistem de um cilindro ou câmara em que o ar atmosférico, ou um gás pressurizado ou a mistura de ambos, é contido e deixado expandir. À medida que o gás se expande, a diferença de pressão entre o interior da câmara e a pressão atmosférica natural faz com que o gás acumule energia. O gás é então liberado do interior da câmara de maneira controlada, de modo que seja direcionado para um pistão, engrenagem ou algum outro dispositivo mecânico. O pistão é então usado para realizar o trabalho real a ser feito, ou seja, girar a haste da válvula borboleta para liberar, fechar ou regular a passagem do fluxo circulante na tubulação.

Vantagens da válvula borboleta pneumaticamente atuada

As válvulas borboleta com atuador pneumático podem ser usadas para uma ampla gama de aplicações no fornecimento de água, tratamento de efluentes, proteção contra incêndios, suprimento de gás, nas indústrias químicas e petrolíferas, em sistemas de manuseio de combustível, geração de energia etc. Algumas das vantagens deste tipo de válvula são: sua construção simples, não ocupa muito espaço, peso leve e o custo mais baixo comparado a outros projetos de válvula.

A propósito, primeiramente, do uso do AR COMPRIMIDO enquanto fonte geradora de energia e movimento, podemos destacar algumas vantagens que derivam: Armazenamento fácil, presença abundante no ambiente e praticamente infinita, não apresenta risco de faíscas em ambientes explosivos, não polui pois é limpo e atóxico, não necessita de escape para a atmosfera (linhas de retorno).

Adendo sobre atuadores pneumáticos

Os atuadores pneumáticos podem ser de Simples Ação ou de Dupla Ação. Os atuadores de Simples Ação são dotados de molas encapsuladas instaladas em seu interior, estas molas podem atuar no movimento de abertura ou de fechamento. Nesse caso, o ar comprimido se encarrega de movimentar o mecanismo apenas em um dos sentidos, comprimindo as molas que, após o trabalho da energia pneumática cessar, voltará a seu estado original distendido. Devido ao fato do movimento do ar ser apenas num sentido, dá-se o nome de Simples Ação. Então, suas características são: Consumo de ar num sentido; Forças de avanço reduzida (em 10%) devido à mola; Maior comprimento e cursos limitados; Baixa força de retorno (devido à mola).

Os atuadores de Dupla Ação, também chamados Ar/Ar, usa a energia pneumática contida no ar comprimido para movimentar o mecanismo em ambos sentidos, seja para abertura que para o fechamento. Então, suas características são: Atuação de força nos dois sentidos, porém com força de avanço maior do que a de retorno; Não permite cargas radiais na haste.

Este tipo de atuador pneumático se subdivide em Linear e Rotativo. Os do tipo Rotativo são indicados para a atuação de válvulas do tipo: borboleta, de esfera, macho, entre outras. Já o atuador pneumático de tipo linear é indicado para a atuação de válvulas do tipo: globo, guilhotina, gaveta, entre outras.

 

LEIA TAMBÉM

Borboleta  com atuador elétrico: funcionamento e vantagens >>

Atuador pneumático: o que é, tipos e vantagens >>

Válvula borboleta: Produtos >>

 

 

 

TODOS OS GUIAS DE AUTOMAÇÃO

2019-07-01T14:32:28+00:00

 

ESPECIALISTAS EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS

A MELHOR solução EM AUTOMAÇÃO com o MELHOR  custo-beneficio

SOLICITE MAIS informações