Início|Descubra automação, Todos os artigos do|Válvula borboleta com atuador pneumático: funcionamento e vantagens

VÁLVULA BORBOLETA COM ATUADOR PNEUMÁTICO: FUNCIONAMENTO E VANTAGENS

Válvula borboleta com atuador pneumático: saiba quais são os tipos, o seu funcionamento e as suas vantagens.

A válvula borboleta pertence à família de válvulas chamadas de ¼ de volta, pois, para obter a posição aberta ou fechada, não é necessário um giro completo, mas apenas um movimento de ângulo 90°. Juntamente com o atuador pneumático, constitui uma das combinações mais utilizadas na automação de processos industriais.

> Funcionamento da válvula borboleta pneumaticamente atuada
> Vantagens da válvula borboleta pneumaticamente atuada
> Adendo sobre atuadores pneumáticos

Válvula borboleta com atuador pneumático: saiba quais são os tipos, o seu funcionamento e as suas vantagens.

Funcionamento da válvula borboleta pneumaticamente atuada

A válvula borboleta pertence à família de válvulas chamadas de ¼ de volta (um quarto de volta), pois, para obter a posição aberta ou fechada, não é necessário um giro completo, mas apenas um movimento de ângulo 90°. Válvulas muito grandes requerem um alto poder de torque e, para esta operação, é necessário o uso de atuadores pneumáticos que garantam rapidez e eficácia no movimento, em comparação à sua operação no modo manual. Daí o largo uso destes equipamentos na automação dos processos industriais. A combinação válvula borboleta e atuador pneumático é uma das mais utilizadas na indústria.

O atuador pneumático é um dispositivo que converte a energia armazenada no ar comprimido (energia pneumática) em movimento mecânico. Geralmente consistem em um cilindro ou uma câmara para conter e expandir o ar atmosférico, um gás pressurizado ou a mistura de ambos. À medida que o gás se expande, a diferença de pressão entre o interior da câmara e a pressão atmosférica natural faz com que o gás acumule energia. O gás é então liberado do interior da câmara de maneira controlada, de modo que seja direcionado para um pistão, engrenagem ou algum outro dispositivo mecânico, que é, então, usado para realizar o trabalho real a ser feito: girar a haste da válvula borboleta para liberar, fechar ou regular a passagem do fluxo circulante na tubulação.

Vantagens da válvula borboleta pneumaticamente atuada

As válvulas borboleta com atuador pneumático podem ser usadas para uma ampla gama de aplicações no fornecimento de água, tratamento de efluentes, proteção contra incêndios, suprimento de gás, nas indústrias químicas e petrolíferas, em sistemas de manuseio de combustível, geração de energia etc. Algumas das vantagens deste tipo de válvula são: sua construção simples, não ocupa muito espaço, peso leve e o custo mais baixo, comparado a outros projetos de válvula.

Em relação ao uso do ar comprimido enquanto fonte geradora de energia e movimento, podemos destacar algumas vantagens: armazenamento fácil, presença abundante na natureza e praticamente infinita, não apresenta risco de faíscas em ambientes explosivos, não polui, pois é limpo e atóxico, e não necessita de escape para a atmosfera (linhas de retorno).

Adendo sobre atuadores pneumáticos

Os atuadores pneumáticos podem ser de simples ação ou de dupla ação. Os atuadores de simples ação são dotados de molas encapsuladas instaladas em seu interior, que podem atuar no movimento de abertura ou de fechamento. Neste caso, o ar comprimido se encarrega de movimentar o mecanismo apenas em um dos sentidos, comprimindo as molas, que, após o trabalho da energia pneumática cessar, voltarão ao seu estado original. Devido ao fato de o movimento do ar ser apenas em um sentido, dá-se o nome de simples ação. Então suas características são: consumo de ar em um único sentido; forças de avanço reduzida (em 10%), por conta da mola; maior comprimento e cursos limitados; baixa força de retorno (devido à mola).

Os atuadores de dupla ação, também chamados Ar/Ar, usam a energia pneumática contida no ar comprimido para movimentar o mecanismo em ambos os sentidos, seja para abertura ou para o fechamento. Então suas características são: atuação de força nos dois sentidos, porém com força de avanço maior do que a de retorno; não permite cargas radiais na haste.

Este tipo de atuador pneumático se subdivide em rotativo e linear. Os do tipo rotativo são indicados para a atuação de válvulas dos tipos borboleta, de esfera e macho, entre outras. Já o atuador pneumático de tipo linear é indicado para a atuação de válvulas dos tipos globo, guilhotina e gaveta, entre outras.

 

 

 

TODOS OS GUIAS DE AUTOMAÇÃO
2024-02-19T14:01:58-03:00

 

INOVAÇÃO EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS E CONTROLE DE FLUXO

Soluções personalizadas para automação de processos com excelente relação custo-benefício

SOLICITE MAIS informações
Abrir bate-papo
Olá!
Podemos ajudá-lo?