|, Todos os artigos do|Válvula borboleta com atuador elétrico: funcionamento e vantagens

VÁLVULA BORBOLETA COM ATUADOR ELÉTRICO: FUNCIONAMENTO E VANTAGENS

A válvula borboleta pertence à família de válvulas chamadas de ¼ de volta pois para obter a posição aberta ou fechada não é necessário um giro completo mas apenas um movimento de ângulo 90°. O conjunto formado de válvula borboleta e atuador elétrico é largamente utilizado na automação de processos industriais.

> Funcionamento da válvula borboleta com atuador elétrico
> Vantagens da válvula borboleta atuada por atuador elétrico

Válvula borboleta com atuador pneumático

Funcionamento da válvula borboleta com atuador elétrico

A válvula borboleta está em uso desde o final do século XVIII. James Watt usou uma válvula  borboleta em seus protótipos de motores a vapor. Com os avanços na fabricação e tecnologia de materiais, as válvulas borboleta tornaram-se menores além de suportar temperaturas mais extremas. Após a Segunda Guerra Mundial, borrachas sintéticas foram usadas nos membros da seladora, permitindo que a válvula borboleta fosse usada em muitas outras indústrias. Em 1969, James E. Hemphill patenteou uma melhoria na válvula borboleta, reduzindo o torque hidrodinâmico necessário para alterar a saída da válvula.

A válvula borboleta pertence à família de válvulas chamadas de ¼ de volta (um quarto de volta), pois para obter a posição aberta ou fechada não é necessário um giro completo, mas apenas um movimento de ângulo 90°. Além dessa operação poder ser feita de modo manual, ela pode ser realizada através do atuador elétrico que é um dos meios mais usados na automação de processos industriais. O atuador elétrico é, em última análise, um motor elétrico que é usado para mover a haste da válvula borboleta, liberando, fechando ou regulando o fluxo do fluido circulante na tubulação. Enquanto motor elétrico o atuador converte a energia elétrica entrante em energia cinética, ou seja, em movimento mecânico, acionando a válvula borboleta. Seu motor, ou interruptor, operado à distância permite a realização desses movimentos em modo remoto, lá onde o seu acionamento presencial/manual poderia comportar riscos para o operador devido à insalubridade do ambiente onde a válvula está localizada, ou devido ao fato desta estar presente em local de difícil acesso ou ainda em aplicações que requerem saídas de alto torque.

Vantagens da válvula borboleta atuada por atuador elétrico

O uso das válvulas borboletas por si só já possuem muitas vantagens. Elas são fáceis de serem operadas e conseguem bloquear o fluxo de modo extremamente rápido. São umas das mais utilizadas devido ao seu baixo custo e a pouca necessidade de manutenção. Além de possuírem uma estrutura bastante compacta são possuidoras de um utilizo muito amplo e capaz de suportar variadas pressões. Válvulas borboleta atuadas por atuadores elétricos são duráveis e o seu conjunto ajuda a reduzir os custos operacionais dentro da indústria.

Com a evolução dos meios de produção a automação foi se tornando cada vez presente por trazer diversas vantagens como: aumento da produtividade, melhoria da qualidade do produto final, redução dos custos, segurança dos trabalhadores, competitividade e capacidade de monitoramento, controle e auxílio na tomada de decisões.

Apesar dos atuadores elétricos poderem ser do tipo ROTATIVO ou LINEAR, no caso da válvula borboleta será sempre utilizado o de tipo rotativo pois esse é o movimento necessário para operar a haste da válvula.

LEIA TAMBÉM

Borboleta  com atuador pneumático: funcionamento e vantagens >>

Atuador elétrico: o que é, funcionamento e vantagens >>

Válvula borboleta: Produtos >>

TODOS OS GUIAS DE AUTOMAÇÃO

2019-06-06T18:44:46+00:00

 

ESPECIALISTAS EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS

A MELHOR solução EM AUTOMAÇÃO com o MELHOR  custo-beneficio

SOLICITE MAIS informações