|, Todos os artigos do|Atuador pneumático: o que é, tipos e vantagens

ATUADOR PNEUMÁTICO: O QUE É, TIPOS E VANTAGENS

Atuador Pneumático é um dispositivo que converte a energia pneumática entrante em energia cinética, ou seja, em movimento mecânico. Tipos de Atuadores Pneumáticos podem ser SIMPLES AÇÃO ou DUPLA AÇÃO e ainda LINEAR ou ROTATIVO. Suas principais VANTAGENS são: Alta durabilidade, baixo custo de manutenção e preço.

O que é o atuador pneumático
> Tipos de atuadores pneumáticos
> Vantagens dos atuadores pneumáticos

atuadores pneumáticos

O que é o atuador pneumático

Atuador Pneumático é um dispositivo que converte a energia armazenada no ar comprimido (energia pneumática) em movimento mecânico. Geralmente consistem de um cilindro ou câmara em que o ar atmosférico, ou um gás pressurizado ou a mistura de ambos, é contido e deixado expandir. À medida que o gás se expande, a diferença de pressão entre o interior da câmara e a pressão atmosférica natural faz com que o gás acumule energia. O gás é então liberado do interior da câmara de maneira controlada, de modo que seja direcionado para um pistão, engrenagem ou algum outro dispositivo mecânico. O pistão é então usado para realizar o trabalho real a ser feito. Dependendo de como o gás é direcionado para o pistão e como o atuador é projetado, o pistão pode ser conduzido em linha reta (movimento linear) ou em círculo (movimento rotativo) ou oscilante (movimento limitado por um determinado número de graus).

O termo pneumático vem do grego Pneumos ou Pneuma que significa sopro, respiração. A Pneumática é a parte da Física que estuda a dinâmica e os fenômenos físicos relacionados aos gases ou vácuos bem como os métodos de conversão da energia pneumática em energia mecânica. A Energia Pneumática provém da compressão do ar atmosférico em um reservatório, transformando-o em ar comprimido a uma dada pressão de trabalho. O equipamento que executa este processo é chamado de compressor de ar.

Tipos de atuadores pneumáticos

Os atuadores pneumáticos podem ser de Simples Ação ou de Dupla Ação. Os atuadores de Simples Ação são dotados de molas encapsuladas instaladas em seu interior, estas molas podem atuar no movimento de abertura ou de fechamento. Nesse caso, o ar comprimido se encarrega de movimentar o mecanismo apenas em um dos sentidos, comprimindo as molas que, após o trabalho da energia pneumática cessar, voltará a seu estado original distendido. Devido ao fato do movimento do ar ser apenas num sentido, dá-se o nome de Simples Ação. Então, suas características são: Consumo de ar num sentido; Forças de avanço reduzida (em 10%) devido à mola; Maior comprimento e cursos limitados; Baixa força de retorno (devido à mola).

Os atuadores de Dupla Ação, também chamados Ar/Ar, usa a energia pneumática contida no ar comprimido para movimentar o mecanismo em ambos sentidos, seja para abertura que para o fechamento. Então, suas características são: Atuação de força nos dois sentidos, porém com força de avanço maior do que a de retorno; Não permite cargas radiais na haste.

Este tipo de atuador pneumático se subdivide em Linear e Rotativo. Os do tipo Rotativo são indicados para a atuação de válvulas do tipo: borboleta, de esfera, macho, entre outras. Já o atuador pneumático de tipo linear é indicado para a atuação de válvulas do tipo: globo, guilhotina, gaveta, entre outras.

Vantagens dos atuadores pneumáticos

A propósito, primeiramente, do uso do AR COMPRIMIDO enquanto fonte geradora de energia e movimento, podemos destacar algumas vantagens que derivam: Armazenamento fácil, presença abundante no ambiente e praticamente infinita, não apresenta risco de faíscas em ambientes explosivos, não polui pois é limpo e atóxico, não necessita de escape para a atmosfera (linhas de retorno). Abaixo segue lista detalhada das Vantagens dos Atuadores Pneumáticos.

Componentes – Uma vantagem oferecida pelos atuadores pneumáticos é a simplicidade de seus componentes e de seu design. Além de ser encontrados com facilidade no mercado eles possuem um custo relativamente baixo.

Cargas pesadas – Esses atuadores podem facilmente tolerar cargas pesadas e, portanto, são bastante usados ​​em diversas aplicações.

Alta força e velocidade – Quando usados ​​em aplicações de controle de movimento linear, onde a alta precisão não é um parâmetro muito essencial, esses atuadores oferecem alta força e velocidade, o que é difícil de encontrar em qualquer outro atuador, exceto nos hidráulicos.

Fácil acessibilidade da fonte – Para qualquer sistema pneumático funcionar, o ar é uma fonte importante. A fácil disponibilidade desta fonte faz com que os atuadores pneumáticos sejam a escolha preferida de muitos.

Canalização fácil – Além de ser abundante no meio ambiente, o ar também pode ser facilmente canalizado e direcionado de um lugar para outro.

Segurança no uso – Os atuadores pneumáticos são seguros pois não apresentam risco de faíscas em ambientes explosivos, em contraste com os atuadores elétricos.

Armazenamento fácil – É ótimo entender que, como os atuadores pneumáticos contêm apenas gases comprimidos, eles podem ser armazenados mesmo na ausência de eletricidade ou energia.

Tecnologia limpa – Esses tipos de atuadores oferecem uma tecnologia limpa aos usuários, pois são menos propensos à contaminação. Devido ao uso de ar, que é livre de substâncias químicas nocivas, os sistemas pneumáticos são bastante utilizados nas indústrias alimentícia e farmacêutica.

Não apresenta problema de superaquecimento – Os atuadores pneumáticos não sobreaquecem com uso excessivo, portanto, favorecem os usuários em aplicações que exigem longo tempo de uso.

Substituto econômico – Um atuador pneumático é considerado uma ferramenta econômica para sistemas. Com sua fácil instalação e manutenção, tornou-se uma ótima opção quando se procura por atuadores de baixo custo.

Alta durabilidade – Outro benefício de ter atuadores pneumáticos é que eles oferecem alta durabilidade. É bom notar que atuadores pneumáticos podem suportar facilmente pressões constantes comparado com os outros tipos de atuadores.

LEIA TAMBÉM

Atuador Pneumático: Princípios de funcionamento >>

Atuadores Pneumáticos: Produtos >>

Atuadores Pneumáticos em Alumínio >>

2019-09-18T12:02:54+00:00

 

ESPECIALISTAS EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS

A MELHOR solução EM AUTOMAÇÃO com o MELHOR  custo-beneficio

SOLICITE MAIS informações