Início|Descubra automação, Todos os artigos do|Tipos de válvulas automatizadas: funcionamento e aplicações

TIPOS DE VÁLVULAS AUTOMATIZADAS: FUNCIONAMENTO E APLICAÇÕES

Válvula esfera, macho e borboleta podem ser automatizadas por atuadores pneumáticos, elétricos ou hidráulicos. Saiba mais.

Dentro de cada tipo de válvula existe uma grande variedade de ramificações, grupos e subgrupos. No mercado existem muitas válvulas prontas com base para atuadores e outras podem ser automatizadas, colocando a base que sustenta o atuador acima delas. Algumas destas válvulas já possuem o atuador integrado, não necessitando eventuais modificações, sendo já consideradas válvulas automatizadas, também chamadas válvulas atuadas.

> Tipos de válvulas automatizadas
> Funcionamento da válvula automatizada
> Aplicações da válvula automatizada

Válvula esfera, macho e borboleta podem ser automatizadas por atuadores pneumáticos, elétricos ou hidráulicos. Saiba mais.

Tipos de válvulas automatizadas

Há diversos tipos de válvulas; muitas são bastante semelhantes entre si, mas cada tipo é destinado para uma finalidade. Podemos citar exemplos mais comuns:

Dentro de cada tipo de válvula existe uma grande variedade de ramificações, grupos e subgrupos. No mercado existem muitas válvulas prontas com base para atuadores e outras podem ser automatizadas, colocando a base que sustenta o atuador acima dela. Algumas destas válvulas já possuem o atuador integrado, não necessitando de eventuais modificações, sendo já consideradas válvulas automatizadas, também chamadas válvulas atuadas.

Funcionamento das válvulas automatizadas 

Na automatização de válvulas são usados os chamados atuadores, que substituem o manuseio humano no trabalho de fechamento, abertura e controle do fluxo circulante dentro de uma determinada tubulação. Quanto aos atuadores usados para a automatização das válvulas, podemos citar três tipos:

  • Elétrico – O atuador elétrico converte a energia elétrica em movimento mecânico;
  • Hidráulico – Os atuadores hidráulicos usam líquido lubrificante usado em sistemas hidráulicos de transmissão de energia;
  • Pneumático – Atuador pneumático é um dispositivo que converte a energia pneumática entrante em energia cinética, ou seja, em movimento mecânico.

Para adquirir a combinação perfeita da válvula automatizada, é necessário compreender a necessidade da sua aplicação e verificar se o material é próprio para o fluido ou gás.

O atuador, seja ele elétrico, hidráulico ou pneumático, está ligado diretamente à haste que controla o obturador da válvula, liberando, impedindo ou dosando o fluxo de fluido ou gás dentro de uma tubulação.

Aplicações das válvulas automatizadas

A automatização das válvulas tem sido vital para o desenvolvimento das indústrias em todo o mundo. Hoje, o uso de válvulas automatizadas é grande e cresce de forma significativa,enquanto a tecnologia na automação avança para melhorar o desempenho, aumentar ganho de produção e reduzir custos. Elas são essenciais na otimização dos processos industriais para garantir maior competitividade no mercado e resultados financeiros mais consistentes. A válvula automatizada traz um grande benefício para as indústrias, principalmente quando o projeto de automação é abrangente e muitas vezes chega a ter até vários quilômetros entre uma válvula e outra, dificultando para que operadores manusearem estes equipamentos e sendo considerado quase inviável, devido ao custo de trabalho humano.

São utilizadas desde em operações de saneamento, abastecimento de água e distribuição de petróleo, gás e derivados até pelas indústrias farmacêuticas, alimentícias e para uma infinidade de funções, como regulagem de temperatura ambiente, lavanderias e outros.

TODOS OS GUIAS DE AUTOMAÇÃO
2024-02-19T14:12:50-03:00

 

INOVAÇÃO EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS E CONTROLE DE FLUXO

Soluções personalizadas para automação de processos com excelente relação custo-benefício

SOLICITE MAIS informações
Abrir bate-papo
Olá!
Podemos ajudá-lo?