|, Todos os artigos do|Tipos de válvulas automatizadas: funcionamento e aplicações

TIPOS DE VÁLVULAS AUTOMATIZADAS: FUNCIONAMENTO E APLICAÇÕES

Dentro de cada tipologia de válvula existe uma grande variedade de ramificações, grupos e subgrupos. No mercado existem muitas válvulas prontas com base para atuadores e outras podem ser automatizadas colocando a base que sustenta o atuador acima da válvula. Algumas destas válvulas já possuem o atuador integrado não necessitando eventuais modificações sendo já consideradas válvulas automatizadas, também chamadas válvulas atuadas.

>Tipos de válvulas automatizadas
> Funcionamento da válvula automatizada:
> Aplicações da válvula automatizada: 

automation cube

Tipos de válvulas automatizadas

Há diversos tipos de válvulas, muitas são bastante semelhantes entre si, mas cada tipo é destinado para uma finalidade. Podemos citar exemplos mais comuns:

Dentro de cada tipologia de válvula existe uma grande variedade de ramificações, grupos e subgrupos. No mercado existem muitas válvulas prontas com base para atuadores e outras podem ser automatizadas colocando a base que sustenta o atuador acima da válvula. Algumas destas válvulas já possuem o atuador integrado não necessitando eventuais modificações sendo já consideradas válvulas automatizadas, também chamadas válvulas atuadas.

Funcionamento das válvulas automatizadas 

Na automatização de válvulas são usados os chamados Atuadores que são utilizados para substituir o manuseio humano na operação da válvula no seu trabalho de fechamento, abertura e controle do fluxo circulante dentro de uma determinada tubulação. Quanto aos atuadores usados para a atuação, ou automatização, das válvulas, podemos citar três tipos:

  • Elétrico – O Atuador Elétrico converte a energia elétrica em movimento mecânico.
  • Hidráulico – Os atuadores hidráulicos usam líquido lubrificante usado em sistemas hidráulicos de transmissão de energia.
  • Pneumático – Atuador Pneumático é um dispositivo que converte a energia pneumática entrante em energia cinética, ou seja, em movimento mecânico.

Para adquirir a combinação perfeita da válvula automatizada é necessário compreender a necessidade da sua aplicação e verificar se o material é próprio para o fluido ou gás.

O Atuador, seja ele elétrico, hidráulico ou pneumático, está ligado diretamente à haste que controla o obturador da válvula liberando, impedindo ou dosando o fluxo de fluido ou gás dentro de uma tubulação.

Aplicações das válvulas automatizadas

A automatização das válvulas tem sido vital para o desenvolvimento das indústrias em todo o mundo. Hoje o uso de válvulas automatizadas é grande e cresce de forma significativa, a tecnologia na automação está avançando para melhorar o desempenho, ganho de produção, redução de custo. Aplica a otimização dos processos industriais para garantir maior competitividade no mercado e resultados financeiros mais consistentes.   A válvula automatizada traz um grande benefício para as indústrias, principalmente quando o projeto de automação é abrangente e muitas vezes chega a possuir até vários quilômetros entre uma válvula e outra, com muita dificuldade entre os operadores para manusear estes equipamentos seria considerado quase inviável devido ao seu custo de trabalho humano.

São utilizadas desde o saneamento, abastecimento de água e distribuição de petróleo, gás e derivados, até pelas indústrias farmacêuticas, alimentícia e por uma infinidade de funções como regulagem de temperatura ambiente, lavanderias e outros.

LEIA TAMBÉM

Como automatizar uma válvula >>

Válvulas automatizadas: Produtos >>

Válvula de assento inclinado >>

TODOS OS GUIAS DE AUTOMAÇÃO
2018-11-05T11:41:25+00:00

 

ESPECIALISTAS EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS

A MELHOR solução EM AUTOMAÇÃO com o MELHOR  custo-beneficio

SOLICITE MAIS informações