Início|Descubra automação, Todos os artigos do|Válvula macho: o que é, tipos e aplicações

VÁLVULAS MACHO: O QUE É, TIPOS E APLICAÇÕES

A válvula macho tem obturador cilíndrico ou cônico que, girando num ângulo de 90° no interior da válvula, controla o fluxo circulante.

As válvulas macho têm obturadores (machos) cilíndricos ou cônicos que podem ser girados no interior do corpo da válvula, numa rotação de um quarto de volta, para controlar o fluxo. O macho destas válvulas tem um ou mais orifícios de passagem na sua lateral, permitindo que o fluido passe através do orifício quando a válvula estiver aberta. As válvulas macho são simples e geralmente econômicas.

> O que é uma válvula macho?
> Tipos de válvulas macho e suas aplicações

A válvula macho tem obturador cilíndrico ou cônico que, girando num ângulo de 90° no interior da válvula, controla o fluxo circulante.

O que é válvula macho

As válvulas macho têm obturadores cilíndricos ou cônicos que podem ser girados no interior do corpo da válvula, numa rotação de um quarto de volta, para controlar o fluxo. O macho destas válvulas tem um ou mais orifícios de passagem na sua lateral, permitindo que o fluido passe quando a válvula estiver aberta. Elas são simples e geralmente econômicas.

Quando o macho é cônico, a haste de acionamento é, em geral, conectada à extremidade de maior diâmetro do macho. Normalmente, estas válvulas não possuem tampas, tendo, porém, na maioria das vezes, a extremidade do macho com a alavanca exposta ou parcialmente exposta externamente. A haste e a alavanca de acionamento comumente vêm em uma única peça, geralmente simples, em forma de L, fixada à extremidade do macho. A outra extremidade também é, com frequência, exposta externamente, dispondo de um mecanismo que retém o macho no corpo.

Tipos de válvula macho e aplicações

Embora existam muitos tipos de válvula macho, há quatro categorias gerais, cada uma com seus próprios benefícios.

1. Válvula macho lubrificada

Como o nome sugere, uma válvula lubrificada usa um lubrificante geralmente composto de um óleo base e um melhorador de viscosidade (como sílica amorfa ou pirogênica), que é injetado sob pressão entre a face do plugue e a sede do corpo para reduzir as portas de fricção e vedação. Os fabricantes de válvulas geralmente recomendam lubrificante adequado para o fluido de processo, e as válvulas geralmente precisam ser novamente seladas após apenas alguns ciclos e, em alguns casos, após cada ciclo. Considerada uma válvula macho de alta manutenção, elas são frequentemente usadas em aplicações que têm operações pouco frequentes. Válvulas com bujão lubrificado têm um bom desempenho em processos que utilizam fluidos que transportam partículas levemente abrasivas, como aplicações a montante impuro, sistemas de gasodutos que precisam de válvulas de derivação, válvulas de purga em estações de válvulas e válvulas de reforço.

2. Válvula macho não lubrificada

Esta válvula de encaixe utiliza uma forma cônica, que atua como uma cunha e pressiona uma luva polimérica contra a cavidade do corpo. O uso da manga reduz o atrito entre o mecanismo do plugue e o corpo. Válvulas macho não lubrificadas são frequentemente usadas no lugar das lubrificadas em aplicações onde a manutenção precisa ser mantida a um mínimo, tais como serviços especiais em enxofre, fluoreto de hidrogênio ou onde os líquidos podem ser retidos ou solidificados e potencialmente obstruir a válvula. No entanto, as válvulas macho não lubrificadas são limitadas pela temperatura e compatibilidade química dos materiais não metálicos de que são feitos. Os três tipos principais de válvulas macho não lubrificadas são:

  • Válvula de encaixe do tipo elevador
  • Válvula de encaixe elastômero
  • Válvula macho totalmente forrada

3. Válvula macho excêntrica

O design dessa válvula macho usa uma meia tampa, que é vantajosa para aplicações que precisam de uma força de assentamento mais alta, com o mínimo de atrito da posição aberta para fechada. Válvulas de torque sentado também apresentam recursos de desligamento aprimorados. As válvulas com plugue excêntrico são usadas para uma ampla gama de aplicações de controle de fluxo e isolamento, incluindo água limpa e suja, esgoto, lodo e lamas, ar e outros serviços.

4. Válvula macho expansível

Esta válvula plug complexa usa vários componentes que permitem que a válvula se expanda mecanicamente e dê a ela uma verdadeira função de bloqueio e vazão em uma única válvula. Ela usa um mecanismo que gira entre a posição aberta e fechada e protege ambas as vedações do caminho do fluxo. Durante a rotação, não há contato entre o corpo e as vedações, e os deslizamentos se expandem no assento do corpo quando a válvula é fechada para evitar qualquer desgaste ou abrasão das vedações. Elas costumam ser usadas ​​para evitar a contaminação do produto em aplicativos que não exigem um isolamento duplo.

TODOS OS GUIAS DE AUTOMAÇÃO
2024-02-19T14:11:08-03:00

 

INOVAÇÃO EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS E CONTROLE DE FLUXO

Soluções personalizadas para automação de processos com excelente relação custo-benefício

SOLICITE MAIS informações
Abrir bate-papo
Olá!
Podemos ajudá-lo?