|, Todos os artigos do|Válvula macho: o que é, tipos e aplicações

VÁLVULAS MACHO: O QUE É, TIPOS E APLICAÇÕES

As válvulas macho têm obturadores (machos) cilíndricos ou cônicos que podem ser girados no interior do corpo da válvula, numa rotação de um quarto de volta, para controlar o fluxo. O macho destas válvulas têm um ou mais orifícios de passagem na sua lateral, de modo que o fluido possa fluir através do orifício quando a válvula estiver aberta. As válvulas macho são simples e geralmente econômicas.

> O que é uma válvula macho?
> Tipos de válvulas macho e suas aplicações

Válvula macho

O que é válvula macho

 

As válvulas macho têm obturadores (machos) cilíndricos ou cônicos que podem ser girados no interior do corpo da válvula, numa rotação de um quarto de volta, para controlar o fluxo. O macho destas válvulas têm um ou mais orifícios de passagem na sua lateral, de modo que o fluido possa fluir através do orifício quando a válvula estiver aberta. As válvulas macho são simples e geralmente econômicas.

Quando o macho é cônico, a haste de acionamento é usualmente conectada à extremidade de maior diâmetro do macho. Normalmente, as válvulas macho não têm tampas, tendo porém frequentemente a extremidade do macho com a alavanca exposta ou parcialmente exposta externamente. A haste e a alavanca de acionamento comumente vêm em uma única peça, geralmente simples em forma de L, fixada à extremidade do macho. A outra extremidade do macho também é frequentemente exposta externamente, dispondo de um mecanismo que retém o macho no corpo.

Tipos de válvula macho e aplicações

Tipos de válvulas macho e seu uso  Embora existam muitos tipos de válvula macho, existem quatro categorias gerais, cada uma com seus próprios benefícios.

1. Válvula macho lubrificada

Como o nome sugere, uma válvula lubrificada usa um lubrificante geralmente composto de um óleo base e um melhorador de viscosidade (como sílica amorfa ou pirogênica) que é injetado sob pressão entre a face do plugue e a sede do corpo para reduzir as portas de fricção e vedação. Os fabricantes de válvulas geralmente recomendam lubrificante adequado para o fluido de processo, e as válvulas geralmente precisam ser novamente seladas após apenas alguns ciclos e, em alguns casos, após cada ciclo. Considerada uma válvula macho de alta manutenção, elas são frequentemente usadas em aplicações que têm operações pouco frequentes. Válvulas com bujão lubrificado têm um bom desempenho em processos que utilizam fluidos que transportam partículas levemente abrasivas, como aplicações a montante impuro, sistemas de gasodutos que precisam de válvulas de derivação e como válvulas de purga em estações de válvulas e válvulas de reforço.

2. Válvula macho não lubrificada

Esta válvula de encaixe utiliza uma forma cônica que atua como uma cunha e pressiona uma luva polimérica contra a cavidade do corpo. O uso da manga reduz o atrito entre o mecanismo do plugue e o corpo. Válvulas macho não lubrificadas são frequentemente usadas no lugar das lubrificadas em aplicações onde a manutenção precisa ser mantida a um mínimo, tais serviços especiais em enxofre, fluoreto de hidrogênio, ou onde os líquidos podem ser retidos ou solidificados e potencialmente obstruir a válvula. No entanto, as válvulas macho não lubrificadas são limitadas pela temperatura e compatibilidade química dos materiais não metálicos de que são feitos. Os três tipos principais de válvulas macho não lubrificadas são:

  • Válvula de encaixe do tipo elevador
  • Válvula de encaixe elastômero
  • Válvula macho totalmente forrada

3. Válvula macho excêntrica

O design dessa válvula macho usa uma meia tampa que é vantajosa para aplicações que precisam de uma força de assentamento mais alta com o mínimo de atrito da posição aberta para fechada. As válvulas de torque sentado também apresentam recursos de desligamento aprimorados. As válvulas com plugue excêntrico são usadas para uma ampla gama de aplicações de controle de fluxo e isolamento, incluindo água limpa e suja, esgoto, lodo e lamas, ar e outros serviços.

4. Válvula macho expansível

Esta válvula plug complexa usa vários componentes que permitem que a válvula se expanda mecanicamente e dê a ela uma verdadeira função de bloqueio e vazão em uma única válvula. A válvula macho usa um mecanismo que gira entre a posição aberta e fechada e protege ambas as vedações do caminho do fluxo. Durante a rotação, não há contato entre o corpo e as vedações, e os deslizamentos se expandem no assento do corpo quando a válvula é fechada para evitar qualquer desgaste ou abrasão das vedações. Eles costumam ser usados ​​para evitar a contaminação do produto em aplicativos que não exigem um isolamento duplo.

LEIA TAMBÉM

 

Tipos de válvulas automatizadas>>

Como automatizar uma válvula >>

Válvula de assento inclinado >>

TODOS OS GUIAS DE AUTOMAÇÃO

2019-05-20T11:36:17+00:00

 

ESPECIALISTAS EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS

A MELHOR solução EM AUTOMAÇÃO com o MELHOR  custo-beneficio

SOLICITE MAIS informações