|, Todos os artigos do|Válvula de esfera com atuador pneumático: funcionamento e vantagens

VÁLVULA DE ESFERA COM ATUADOR PNEUMÁTICO: FUNCIONAMENTO E VANTAGENS

Uma válvula de esfera é uma válvula que utiliza uma esfera oca, perfurada e pivotante para controlar o fluxo de fluídos ou gases de uma abertura para outra dentro de uma tubulação. Esse movimento realizado por um atuador pneumático garante rapidez e eficiência.

> O que é uma válvula de esfera e como funciona?
> Princípios de funcionamento dos Atuadores Pneumáticos
> Vantagens da válvula de esfera
> Vantagens do atuador pneumático.

O que é uma válvula de esfera e como funciona

Uma válvula de esfera, como seu nome sugere, é uma válvula cujo obturador é uma esfera oca, perfurada e pivotante, assentada dentro de um corpo tubular e que controla o fluxo de fluídos ou gases permitindo sua passagem de uma extremidade à outra através da abertura vazada de sua esfera. O centro oco da esfera é chamado de passagem ou furo. A válvula de esfera está na posição aberta quando esta porta central está alinhada na mesma direção da tubulação conectada, pois esse posicionamento permite que o fluido ou gás flua através dela. A válvula gira para a posição fechada quando a porta se torna perpendicular, bloqueando o caminho do fluxo e evitando que quaisquer substâncias continuem circulando dentro da tubulação. A válvula de esfera faz parte da família ¼ de volta pois para obter o fechamento ou abertura é necessário apenas um quarto de giro, ou seja, um movimento de 90°.

Esse movimento de abertura e fechamento inicialmente era realizado apenas manualmente. Com o advento de novas tecnologias na regulagem do fluxo circulante dentro de uma tubulação ou duto, foram criados os atuadores que convertem a energia entrante em energia cinética, ou seja, em movimento mecânico. De acordo com a energia utilizada na geração de movimento, os atuadores podem ser pneumáticos, elétricos ou hidráulicos.

Princípios de funcionamento dos Atuadores Pneumáticos

Basicamente os Atuadores Pneumáticos convertem a energia gerada pelo ar comprimido em movimento linear ou rotativo.

Atuadores Pneumáticos Lineares pneumáticos consistem em um pistão dentro de um cilindro oco. A pressão de um compressor externo ou bomba manual move o pistão para dentro do cilindro. Conforme a pressão aumenta, o cilindro se move ao longo do eixo do pistão, criando uma força linear. O pistão retorna à sua posição original por uma força de retorno ou fluido sendo fornecido para o outro lado do pistão.

Atuadores Pneumáticos Rotativos que podem ser classificados como angulares ou contínuos, e que são componentes simples e compactos que produzem uma oscilação de energia por meio de giro em eixo de saída por um arco fixo. Além disso, a montagem deles é bem simples e em meio a produção tem alto torque instantâneo, sendo bem utilizadas para fazer diversos movimentos, como levantar, abaixar, fechar, abrir, indexar.

Na atuação de válvulas de esfera são utilizados os atuadores pneumáticos rotativos, pois estas necessitam de uma rotação de ângulo 90°.

Vantagens da válvula de esfera 

A válvula de esfera é uma escolha industrial notável graças à sua vedação hermética e confiável quando na posição fechada. Isso as torna particularmente ideais para indústrias que transportam produtos químicos ou gases potentes que exigem fechamento seguro e acelerado, como o gás natural.

As válvulas de esfera são duráveis, apresentam bom desempenho após muitos ciclos e são confiáveis, fechando com segurança mesmo após longos períodos de desuso. Essas qualidades as tornam uma excelente opção para aplicações de fechamento e controle do fluxo.

Vantagens do atuador pneumático

Como outros componentes pneumáticos, eles são duráveis, têm baixa necessidade de manutenção, oferecem simplicidade e alta resistência para seu tamanho e podem operar em ambientes perigosos.

TIPO DE FECHAMENTO DA VÁLVULA COM ATUADOR PNEUMÁTICO:

  • ON/OFF – Abre e fecha a válvula
  • PROPORCIONAL– Abertura e fechamento parcial através de um controlador.

VÁLVULA DE ESFERA DE CONTROLE COM ATUADOR PNEUMÁTICO

São válvulas dotadas de uma esfera segmentada, montadas com atuador pneumático com posicionador elétrico, que permitem controlar e linearizar o fluxo.


LEIA TAMBÉM

Aplicações industriais do atuador pneumático >>

Válvula de esfera: categorias de produtos >>

Válvula de esfera 3 vias  >>

TODOS OS GUIAS DE AUTOMAÇÃO
2019-02-18T13:17:02+00:00

 

ESPECIALISTAS EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS

A MELHOR solução EM AUTOMAÇÃO com o MELHOR  custo-beneficio

SOLICITE MAIS informações