Início|Descubra automação|Automação do processo de filtragem na ETA

AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE FILTRAGEM NA ETA

Entenda cada uma das etapas de tratamento que a água passa durante o processo de filtragem na ETA antes de ser distribuída para a população.

Antes de ser distribuída para a população, a água deve passar por um longo e cuidadoso processo de filtragem nas estações de tratamento. Tudo começa com a etapa da captação, na qual as águas obtidas dos rios, lagos e recursos hídricos passam por grades e/ou peneiras que impedem a passagem de elementos sólidos vindos da natureza, como folhas, galhos e até tecidos e material plástico (pensemos nas águas poluídas).

> A importância do tratamento da água
> O processo de filtração
> Um pouco mais sobre os elementos usados na filtragem

O processo de filtragem começa com a captação, na qual as águas passam por grades e/ou peneiras. Entenda cada uma das etapas.

A importância do tratamento da água

Num país com mais de 200 milhões de habitantes, cuja necessidade de água tratada para consumo e higiene está em torno de 5 m³/mês por pessoa, é um paradoxo ter tantos mananciais de captação cada vez mais poluídos. Infelizmente a nossa realidade indica que aproximadamente 31 milhões (16% da população) não têm água fornecida por rede de abastecimento e 74 milhões (37% da população) vivem em áreas sem coleta de esgoto.

Portanto existe um déficit imenso neste setor que está diante do enfrentamento de novas políticas aprovadas por um novo marco legal do saneamento básico, objetivando a mudança desta realidade até 2033.

Estamos cientes da importância de termos água tratada e dos processos utilizados para obtê-la.

Estas operações são direcionadas entre os tanques através de válvulas, geralmente borboletas. Atualmente, estes processos são automatizados com atuadores elétricos e sistemas de automação inteligentes com o intuito de aumentar a eficiência e diminuir a interferência humana com mais produtividade e segurança.

O processo de filtração

Como não se pode ter como única preocupação o aspecto físico da água no tratamento, é preciso remover grande parte da sua carga biológica, o que é possível através do processo de filtração. Nele, a água decantada anteriormente passa por filtros formados por carvão, areia e pedras com várias granulometrias, conhecidos como material filtrante, e são responsáveis por reter toda sujeira.

O processo de filtração retém as menores sujeiras, tornando a água límpida e pronta para a última etapa de adição de cloro e flúor e, assim, conclui-se o processo de tratamento.

Portanto o processo de filtração remove as impurezas contidas na água e pode acontecer em vários momentos, como o da filtragem lenta, utilizada na água bruta, nas estações de tratamento de esgoto. Também ocorre a filtragem rápida e direta após a coagulação e floculação nas estações de tratamento de água. A coagulação incube-se de desestabilizar as partículas poluentes, proporcionando seu agrupamento, o que facilita sua retirada. A floculação aglutina as partículas eletricamente desestabilizadas, que acabam por se reunir em outras partículas maiores chamadas de flocos, passíveis, assim, de serem removidas no processo de decantação.

E finalmente ocorre a filtragem rápida, após a decantação da água. Antes do processo de filtração, a água geralmente contém sais sólidos em suspensão, microrganismos e detritos.

Após a filtragem, obtemos um produto final com cor, odor e sabor melhorados e livres de impurezas prejudiciais à saúde. Os materiais filtrantes são especificados conforme o tipo de água a ser tratada e o padrão final que desejamos alcançar.

Um pouco mais sobre os elementos usados na filtragem

Normalmente, temos a Areia Filtrante Lavada Classificada com poder de eficiência na remoção de limo, lodo e grãos de areia, entre outras impurezas presentes na água. Ela ajuda a diminuir a turbidez da água e melhorar a sua cor. Para desempenhar seu papel com eficácia, é necessário atender às normas da ABNT em relação às suas granulometrias, pois cada tipo de filtro exige granulometrias diferentes e específicas, variando entre 0,5 e 3,0 mm, aproximadamente.

O Seixo Rolado Lavado Classificado é uma espécie de pedregulho (cascalho), geralmente utilizado como camada suporte ou sustentação da areia filtrante. Também precisam obedecer às normas em relação à granulometria, de 3,0 a 72,0mm. O peso e o material não podem conter impurezas para compor o filtro.

Finalmente, o carvão ativado vegetal é outro meio filtrante originário, normalmente, da casca de coco de babaçu, utilizado para remover as impurezas dissolvidas, como ferro, manganês, tirar o sabor e o cheiro da água. Ele ainda elimina compostos orgânicos, fenólicos e outras substâncias nocivas que comprometem a qualidade da água.

Outro tipo de carvão é o mineral conhecido como antracito, que também precisa cumprir especificações para o uso no tratamento de água, removendo a turbidez e os resquícios de ferro na água.

Todo material filtrante, independentemente do tipo, precisa ser classificado de acordo com a finalidade do uso e atender às normas exigidas.

O processo de filtragem nas estações de tratamento de água, devido aos grandes volumes, ocorre por intermédio de instalações compostas por vários tanques com porte em torno de 100 m³ e com várias ligações através de tubulações, para transferência da água tratada para os próximos processos e também na retrolavagem dos filtros, que consiste em inverter o fluxo da água e, com pressão, limpar as impurezas que ficam retidas nas camadas do material filtrante (areia, seixo e carvão), retornando ao sistema de tratamento, possibilitando com isso termos mais eficiência quanto a filtragem da água.

Estas operações são direcionadas entre os tanques através de válvulas, geralmente borboletas. Atualmente esses processos são automatizados com atuadores elétricos e sistemas de automação inteligentes com o intuito de aumentar a eficiência e diminuir a interferência humana com mais produtividade e segurança.

Solicite informações sobre soluções para saneamento
TODOS OS GUIAS DE AUTOMAÇÃO
2024-02-19T13:54:00-03:00

 

INOVAÇÃO EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS E CONTROLE DE FLUXO

Soluções personalizadas para automação de processos com excelente relação custo-benefício

SOLICITE MAIS informações
Abrir bate-papo
Olá!
Podemos ajudá-lo?