AUTOMAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA – ETA
A automação tem revolucionado a maneira de se controlar o sistema de abastecimento de água em ETAs, concentrando os dados num centro operacional.
O processo que envolve uma Estação de Tratamento de Água, chamada abreviadamente de ETA, ao longo dos anos, era operado através de mecanismos simples, como boias e válvulas manuais, com um elevado contingente de mão de obra. Atualmente, a tecnologia de automação de processos é apontada como uma excelente ferramenta encontrada para garantir um controle mais efetivo sobre a rede de distribuição, possibilitando a redução da pressão em tempo real, contribuindo, assim, para melhorar a qualidade, o armazenamento e a distribuição da água, além de reduzir drasticamente o seu desperdício.
> Automação de processo em uma Estação de Tratamento de Água
> Benefícios da automatização de Estações de Tratamento de Água
> Serviços de automatização em Estações de Tratamento de Água
Automação de processo em uma Estação de Tratamento de Água
A automação tem revolucionado a maneira de se controlar o sistema de abastecimento de água, tornando possível concentrar inúmeras informações em um único local, em geral denominado Centro de Controle Operacional (CCO), onde atua na diminuição de perdas físicas e redução no custo operacional.
O processo dentro de uma Estação de Tratamento de Água passa por várias etapas, como captação, adução, coagulação, floculação, decantação, filtragem, desinfecção, cloração e armazenamento. Através de equipamentos e tecnologias existentes hoje, é possível automatizar todas as etapas compreendidas dentro do processo em uma ETA.
Para que a qualidade das implantações atinja sempre os objetivos e melhorem a cada instalação, é necessário que se busque sempre atualizar as novas tecnologias e produtos que o mercado oferece, com novos protocolos de comunicação.
Os CLPs realizam a aquisição dos dados de campo, como níveis, vazões e pressões, citados acima, e acionam atuadores, válvulas, comportas e motores. O software supervisório apresenta, na forma de telas gráficas, as leituras e estados dos parâmetros de processo, permitindo ao operador observar o processo e atuar sobre o mesmo. Ao mesmo tempo que armazena os dados em banco de dados para futuras consultas, podem também programar as manutenções preventivas.
A telemetria permite a comunicação à distância entre os CLPs e os equipamentos utilizados para a supervisão e controle. A comunicação se dá por meio de cabos de dados (rede ethernet), cabos óticos e sistemas de rádio. Em nível lógico a comunicação se dá por meio de protocolos de comunicação, tais como o MODBUS, o PROFIBUS e o TCP/IP. Na prática, se utilizam combinações dos diversos meios e protocolos de comunicação.
Para que a qualidade das implantações atinja sempre os objetivos e melhorem a cada instalação, é necessário que se busque sempre atualizar as novas tecnologias e produtos que o mercado oferece, com novos protocolos de comunicação.
Benefícios da automatização de estações de tratamento de água
- As possíveis falhas no sistema são detectadas imediatamente;
- A diminuição no utilizo de produtos químicos;
- Os parâmetros de qualidade da água melhoram sensivelmente;
- Redução no consumo de energia elétrica;
- Redução no desperdício de água;
- Controle mais preciso de todas as variáveis do processo;
- Todas as variáveis são monitoradas em tempo real.
Serviços de automatização em estações de tratamento de água
- Automação de processos com controle baseado em Controlador Lógico Programável (PLC), operação simples e intuitiva via interface touch screen, o que facilita o trabalho do operador;
- Sistemas de supervisão por computador com software SCADA, tende operar em diferentes sistemas operacionais com uso de diversos protocolos, como, por exemplo, OPC UA, MQTT, Mobus RTU, Modbus TCP e muitos outros;
- Integração de equipamentos e sistemas com padrão de qualidade, sistemas de tele controle, suporte e assessoria técnica de emergência.
Em resumo, a automatização, independentemente do nível, reduz os custos e produz economia na operação em estações de tratamento de águas, outro ponto importante é a valorização dos funcionários que não precisam ter que sair em dias de chuva e muito sol para abrir ou fechar as válvulas e comportas.