Home|Descubra automação, Todos os artigos do|Compressor de ar na automação: energia pneumática

COMPRESSOR DE AR NA AUTOMAÇÃO: ENERGIA PNEUMÁTICA

O compressor de ar é uma ferramenta imprescindível na automação dos processos de produção. O compressor faz uso da força da energia pneumática

> Compressor de ar
> Energia pneumática

COMPRESSOR DE AR

Um compressor de ar é um dispositivo que converte energia (usando um motor elétrico, motor diesel ou a gasolina, etc.) em energia potencial armazenada em ar pressurizado (ou seja, ar comprimido). Por um dos vários métodos, um compressor de ar força a entrada de mais ar em um tanque de armazenamento, aumentando a pressão. Quando a pressão do tanque atinge seu limite superior projetado, o compressor de ar é desligado. O ar comprimido, então, é mantido no tanque até ser colocado em uso. A energia contida no ar comprimido pode ser usada para uma variedade de aplicações, utilizando a energia cinética do ar à medida que é liberado e o tanque despressuriza. Quando a pressão do tanque atinge seu limite inferior, o compressor de ar é ligado novamente e repressuriza o tanque.

Um compressor de ar deve ser diferenciado de uma bomba de ar que apenas bombeia ar de um contexto (muitas vezes o ambiente circundante) para outro (como um colchão inflável, um aquário, etc.). As bombas de ar não contêm um tanque de ar para armazenar ar pressurizado e geralmente são muito mais lentas, mais silenciosas e mais baratas para operar do que um compressor de ar.

Pneumática é o estudo de todas as aplicações técnicas onde o ar comprimido é usado para fazer o trabalho. Em contraste, o hidráulico descreve o uso de um líquido como meio de trabalho.

O ar ambiente comprimido é referido como ar comprimido (obsoleto: ar comprimido). O ar comprimido pode ser utilizado para diversos fins, por exemplo, como ar ativo para a continuação de substâncias (por exemplo, transporte de ar ou pintura), como ar de processo que é integrado em um processo (por exemplo, secagem) ou como ar de teste. A pneumática é, portanto, apenas uma pequena parte das aplicações totais de ar comprimido.

Os sistemas convencionais de ar comprimido trabalham frequentemente com sobrepressão de 6 bar (pressão relativa), pelo que são cerca de sete vezes a pressão atmosférica. O nível de pressão em redes de alta pressão pode ser de até 18 bar para aplicações pneumáticas de alta pressão, mas componentes especiais (mangueiras e conectores) devem ser usados ​​para suportar essa alta pressão. Em casos especiais (por exemplo, na produção de garrafas PET), o nível de pressão na rede de ar comprimido pode ser de até 40 bar.

Cada sistema de ar comprimido consiste em 4 subsistemas: geração de ar comprimido, preparação de ar comprimido, distribuição de ar comprimido e a aplicação real. O ar comprimido é gerado sugando e comprimindo o ar ambiente em um compressor e é alimentado para a aplicação após o processamento (filtragem, secagem) através de uma rede de ar comprimido ( tubulações) e usado tecnicamente neste processo.

Em aplicações pneumáticas (controle e atuadores), o ar comprimido é usado para realizar o trabalho. Principalmente é direcionado via válvulas para o local desejado. Em um cilindro pneumático, por exemplo, o ar é usado para aplicar força a um pistão cilíndrico, movimentando-o em uma direção particular.

energia pneumáticaEnergia pneumática

Pneumática (do grego: πνεύμα) é um ramo da engenharia que faz uso de gás ou ar pressurizado. Os sistemas pneumáticos utilizados na indústria são normalmente alimentados por ar comprimido ou gases inertes comprimidos. Um compressor centralmente localizado e acionado eletricamente aciona cilindros, atuadores pneumáticos e outros dispositivos. Um sistema pneumático controlado por válvulas solenóides manuais ou automáticas é selecionado quando ele oferece uma alternativa de custo mais baixo, mais flexível ou mais segura aos motores e atuadores elétricos.

A Pneumática também tem aplicações em odontologia, construção, mineração e outras áreas.

LEIA TAMBÉM

Atuador Pneumático: o que é, tipos, vantagens >>

Atuadores Pneumáticos: Produtos >>

Atuadores Pneumáticos em alumínio >>

2019-09-30T11:52:37+00:00

 

ESPECIALISTAS EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS

A MELHOR solução EM AUTOMAÇÃO com o MELHOR  custo-beneficio

SOLICITE MAIS informações