|, Todos os artigos do|Válvula solenoide: tipos, funcionamento e aplicações

VÁLVULA SOLENÓIDE: TIPOS, FUNCIONAMENTO E APLICAÇÕES

A válvula solenoide, ou Válvula Direcional, é controlada pela eletricidade passante numa bobina que, quando energizada, controla o fluxo de líquido ou gás circulante numa tubatura. Tipos de 2 à 5 vias, Abertas (NO) ou Fechadas (NC)Servoválvula, ou piloto, de largo uso na automação industrial.

> O que é válvula solenóide?
> Tipos de válvulas solenóide
> Aplicações da válvula solenóide

solenóide

O que é válvula solenóide?

Válvula solenóide é um dispositivo eletromecânico usado para controlar o fluxo de líquido ou gás. A válvula de solenóide é controlada pela corrente elétrica, que passa por uma bobina. Quando a bobina é energizada, um campo magnético é criado, fazendo com que um êmbolo dentro da bobina se mova. Dependendo do desenho da válvula, o êmbolo irá abrir a válvula solenóide ou fechar a válvula. Quando a corrente elétrica é removida da bobina, a válvula retornará ao seu estado desenergizado. Em válvulas solenóides de atuação direta, o pistão abre e fecha diretamente um orifício dentro da válvula. Nas válvulas operadas por piloto, também chamada servoválvula, o pistão abre e fecha um orifício piloto. A pressão da entrada, que é conduzida através do orifício do piloto, abre e fecha a vedação da válvula. A válvula solenóide mais comum tem duas portas: uma porta de entrada e uma porta de saída. Designs avançados podem ter três ou mais portas. Alguns projetos utilizam um projeto do tipo coletor. As válvulas solenóides possibilitam a automação do controle de fluido e gás. As válvulas solenóides modernas oferecem operação rápida, alta confiabilidade, longa vida útil e design compacto.

Solenóide

Um solenoide, do francês solénoïde, derivado por sua vez do grego solen (“cano, canal”) e eidos (“forma, forma”), é uma bobina enrolada em uma hélice bem compactada. O termo foi inventado pelo físico francês André-Marie Ampère para designar uma bobina helicoidal.

Em física, o termo refere-se a uma bobina cujo comprimento é substancialmente maior que seu diâmetro, muitas vezes envolvido em torno de um núcleo metálico, que produz um campo magnético uniforme em um volume de espaço (onde algum experimento pode ser realizado) quando uma corrente elétrica é passou por ele. Um solenóide é um tipo de eletroímã quando o objetivo é gerar um campo magnético controlado. Se o objetivo do solenóide é, ao contrário, impedir mudanças na corrente elétrica, um solenóide pode ser mais especificamente classificado como um indutor em vez de um eletroímã. Nem todos os eletroímãs e indutores são solenóides; por exemplo, o primeiro eletroímã, inventado em 1824, tinha uma forma cilíndrica em vez de solenóide.

Em engenharia, o termo também pode se referir a uma variedade de dispositivos transdutores que convertem energia em movimento linear. O termo também é frequentemente usado para se referir a uma válvula solenoide, que é um dispositivo integrado contendo um solenóide eletromecânico que atua tanto como uma válvula pneumática ou hidráulica, ou um interruptor solenoide, que é um tipo específico de relé que usa internamente um solenóide eletromecânico para operar um interruptor elétrico; por exemplo, um solenóide de arranque de automóvel ou um solenóide linear, que é um solenóide eletromecânico. Os parafusos solenóides, um tipo de mecanismo de travamento eletrônico-mecânico, também existem.

Tipos de válvulas solenóide

Existem diversos tipos de válvulas solenoides. Essa diferença pode ser quanto ao número de entradas/Vias. Nesse caso podem ser de 2 a 5 vias.

As válvulas solenoides quanto à abertura, para o fluxo de fluídos e gases circulantes, podem ser classificadas em normalmente aberta ou normalmente fechadas. Quanto à abertura estas podem ser combinadas com as variações de 2 à 5 vias.

Aplicações da válvula solenóide

Os variados tipos de válvulas solenoides têm uma larga escala de uso nos mais variados setores. São usadas principalmente na automação industrial. São encontradas usualmente em máquinas de lavar roupas, louça, lavagem de automóveis em sistemas de aquecimento, piscinas, sistemas de aspersão, tecnologia de ar comprimido, irrigação e equipamentos odontológicos.

LEIA TAMBÉM

Atuador pneumático >>

Válvulas automatizadas>>

Válvula solenóide >>

TODOS OS GUIAS DE AUTOMAÇÃO
2018-12-03T16:33:09+00:00

 

ESPECIALISTAS EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS

A MELHOR solução EM AUTOMAÇÃO com o MELHOR  custo-beneficio

SOLICITE MAIS informações