Home|Descubra automação, Todos os artigos do|Válvula angular: tipos, funcionamento e aplicações

VÁLVULA ANGULAR: TIPOS, FUNCIONAMENTO E APLICAÇÕES

Válvula angular, também chamada de Válvula Globo Y ou Válvula Globo Inclinada, são válvulas com atuador pneumático integrado e corpo de passagem reto tipo Y com elevado coeficiente de vazão. Podem ser normalmente fechada (NC) ou normalmente aberta (NO).

> O que é válvula angular
> Tipos de válvula angular
> Funcionamento da válvula angular
> Principais aplicações industriais da válvula angular
> Vantagens das válvulas angular

O que é válvula angular?

Válvula angular, que é também conhecida como Válvula Globo Y ou ainda Válvula Globo Inclinada, são válvulas atuadas (com atuador integrado) e de elevado coeficiente de vazão, seu corpo é de passagem reta tipo Y. As válvulas angulares apresentam duas partes principais: a cabeça e o corpo. Este último se localiza na passagem  reta  da válvula onde se encontram a válvula em si e as vedações que controlam o fluxo do gás, fluído ou vapor circulante. A cabeça é o próprio atuador integrado e se localiza na parte ramificada em Y, possuindo um ângulo de inclinação que está entre 45° e 50°. É devido a esta angulação que a válvula recebe o nome de Válvula Angular. No interior da cabeça existe tem um pistão à mola formado  pelo atuador pneumático que é utilizado para operar diretamente a função de abertura e fechamento da válvula. A cabeça e o corpo estão unidos através de uma haste vedada e embalada(selada). Seu atuador é projetado para funcionar à partir de um suprimento controlado de ar comprimido.

Tipos de Válvulas Angulares

De acordo com a função à qual servirão, as válvulas angulares podem ser configuradas como normalmente fechadas, normalmente abertas ou de dupla ação. No caso da configuração normalmente fechada, a válvula irá permanecer fechada quando não há entrada de ar comprimido. Na válvula configurada como normalmente aberta, esta se mantém aberta quando não há entrada do ar comprimido e, no caso da válvula de dupla ação, ela libera ou impede o fluxo do fluido interceptado.

Além dessas características, existem variações do modo como as válvulas angulares se conectam à tubulação. Elas podem ser:  soldadas ou rosqueadas.

Funcionamento da válvula angular

As válvulas angulares são operadas pneumaticamente, de modo que a pressão de ar é usada para controlar o atuador do pistão, que levanta o obturador da válvula para fora da sede. As válvulas normalmente fechadas (NC) geralmente têm a válvula fechada em condições não pressurizadas e usam uma mola para retornar a válvula ao estado de repouso. As válvulas normalmente abertas (NO) têm a abertura da válvula sempre aberta, a menos que a pressão do ar atue para fechá-la. Uma válvula NO pode ser obtida se a mola for colocada no lado oposto do atuador do pistão. As válvulas de duplo efeito podem ser usadas para lidar com o fluxo em ambas as direções. Estas válvulas não possuem mola e dependem do ar de alimentação para determinar a posição da válvula. Essas configurações influenciam a classificação de pressão da válvula. Fluxo para cima e por baixo da válvula (fazendo com que a válvula abra) reduzirá o efeito de golpe de aríete, mas reduzirá a pressão máxima de trabalho da válvula em 50%. No entanto, a instalação de uma mola de retorno forte ajudará a aumentar a pressão de trabalho, mas será necessário um atuador maior para superar essa resistência aumentada da mola. Com o fluxo sobre o assento (causando o fechamento da válvula), uma pressão de trabalho completa é alcançada e o golpe de aríete pode ser reduzido restringindo-se o fluxo de suprimento de ar comprimido.

Controlando a válvula do assento do ângulo com uma válvula solenóide

Normalmente, uma válvula solenóide de três vias é usada para operar as válvulas de assento angular NC ou NO. Essas válvulas de assento angular possuem uma porta de conexão para a câmara do pistão. A válvula solenóide controla se a câmara é pressurizada ou ventilada. As válvulas de assento de ângulo de atuação dupla possuem duas portas de conexão e não podem ser controladas com uma única válvula de três vias. Eles podem ser controlados por uma válvula solenóide de cinco vias que pode pressurizar uma porta enquanto ventila a outra e vice-versa.

Principais aplicações industriais da válvula angular

A válvula angular, ou válvula globo Y, é apropriada para aplicações de processo de automação nas industriais, onde a pureza absoluta do meio não pode ser assegurado, em que meios altamente viscosos devem ser controlados ou em aplicações de vapor.

A válvula globo Y tem a função de garantir que a válvula seja fechada em caso de perda de pressão no circuito de controle ou falha de energia. Este equipamento tem a função de abrir e fechar, operando com fluidos neutros ou agressivos, em ambientes industriais, instalações ao tempo ou ambientes explosivos. São aplicáveis a qualquer processo de automação em meios líquidos, como água, óleo, fluídos refrigerantes, ou meios gasosos, como gases neutros, vapor e ar. desde temperaturas negativas, até vapor ou líquidos até +180°C.

A válvula assento inclinado, ou ainda válvula globo inclinada, desempenha uma excelente performance também na indústria de processamento de alimentos, frigoríficos e em sistemas tratamento de água e podem ser instaladas em autoclaves, máquinas de bebidas, máquinas têxteis, usinas de açúcar e álcool, indústria química, indústria farmacêutica, refrigeração e lavanderia industrial.

As válvulas Angulares fornecem milhões de ciclos de operação em aplicações exigentes, como vapor, água e meios agressivos. Eles são ideais para aplicações de vácuo e podem ser usados ​​em aplicações de ação rápida de até 1.000 ciclos por hora com vida útil estimada de mais de 10 milhões de ciclos.

Vantagens da válvula angular

A principal vantagem da configuração do assento angular é que, em comparação com outros tipos de válvulas, proporciona uma alta taxa de fluxo com baixa perda de pressão. Outros benefícios incluem a eliminação do golpe de aríete e também a resistência ao refluxo. Portanto, as válvulas angulares de assento são uma alternativa econômica às válvulas de esfera, proporcionando uma vida útil mais longa. Vários parâmetros, como mencionado acima, devem ser considerados para a seleção correta da válvula de assento angular. O material da válvula selecionado também deve ser compatível com o meio que flui na válvula. Outra vantagem da Válvula Angular é que o seu pistão interno não necessita de manutenção.

LEIA TAMBÉM

Tipos de válvulas automatizadas>>

Válvulas automatizadas: Produtos >>

Válvula de assento inclinado >>

2019-10-28T19:15:29+00:00

 

ESPECIALISTAS EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS

A MELHOR solução EM AUTOMAÇÃO com o MELHOR  custo-beneficio

SOLICITE MAIS informações