Marquee Fenasan 2025
Bongas é Prêmio AESABESP pelo 2° ano consecutivo. Neste ano, além do sucesso total com um estande 100% ecológico e acolhedor, fomos reconhecidos pela melhor Governança. Bongas é Prêmio AESABESP pelo 2° ano consecutivo. Neste ano, além do sucesso total com um estande 100% ecológico e acolhedor, fomos reconhecidos pela melhor Governança. Bongas é Prêmio AESABESP pelo 2° ano consecutivo. Neste ano, além do sucesso total com um estande 100% ecológico e acolhedor, fomos reconhecidos pela melhor Governança.

AUTOMAÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

A automação da rede revoluciona o sistema de abastecimento de água pois concentra as informações no Centro de Controle Operacional.

A automação da rede tem revolucionado a maneira de se controlar o sistema de abastecimento de água, tornando possível concentrar inúmeras informações em um único local, geralmente denominado Centro de Controle Operacional (CCO), onde é monitorada a eficiência e trazendo a redução no custo operacional. Entenda como funciona este processo, suas etapas e quais as vantagens de ter este sistema automatizado.

> Vantagens da automação das redes de distribuição de água
> Possibilidades de automatização em redes de água antiga
> Soluções projetadas para a automatização das redes de distribuição de água

https://bongas.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Bongas_Casa-Bongas_Automacao-de-redes-de-distribuicao-de-agua.jpg

Vantagens da automação das redes de distribuição de água

A automação de redes de distribuição de água é uma excelente ferramenta para garantir um controle mais efetivo sobre a capacidade de distribuição, possibilitando o gerenciamento de redução de pressões e atuação em tempo real, contribuindo para menor perda de água (redução de perdas), sem diminuir a capacidade de abastecimento dos consumidores.

A redução da pressão no momento adequado é a ação mais eficaz, pois traz menores possibilidades de trincas, quebras e rupturas pela consequente diminuição das forças atuantes nos componentes da rede de distribuição (tubos, válvulas, conexões etc.). E se ela é gerenciada ágil e inteligentemente (ação executada pela automação), não há diminuição da capacidade em vazão de água necessária ao pleno atendimento dos consumidores.

A automação da rede tem revolucionado a maneira de se controlar o sistema de abastecimento de água, tornando possível concentrar inúmeras informações em um único local, geralmente denominado Centro de Controle Operacional (CCO), onde é monitorada a eficiência e trazendo a redução no custo operacional.

Possibilidades de automatização em redes de água​

  • Automação de válvulas reguladoras de pressão com controle baseado em Controlador Lógico Programável (PLC);
  • Sistemas de supervisão por computador com software SCADA, podendo operar em diferentes sistemas operacionais com uso de diversos protocolos, como, por exemplo, OPC UA, MQTT, Mobus RTU, Modbus TCP e muitos outros;
  • A telemetria permite a comunicação à distância entre os CLPs e os equipamentos utilizados para a supervisão e controle. A comunicação se dá por meio de cabos de dados (rede ethernet), cabos óticos e sistemas de rádio.

Em nível lógico a comunicação se dá por meio de protocolos de comunicação, tais como o MODBUS, o PROFIBUS e o TCP/IP. Na prática, se utilizam combinações dos diversos meios e protocolos de comunicação.

Os CLPs realizam a aquisição dos dados de campo, como níveis, vazões e pressões, e acionam atuadores, válvulas, drenos e motores. O software de supervisão apresenta, na forma de telas gráficas, as leituras e estados dos parâmetros de processo, permitindo ao operador observar o processo e atuar sobre ele. Ao mesmo tempo que armazena as informações em bancos de dados para futuras consultas, podem também programar as manutenções preventivas.

Soluções projetadas para a automatização das redes de distribuição de água

Existem soluções completamente projetadas, do início ao fim e de acordo com os requisitos, possibilidades e necessidades dos clientes, inclusive a gestão integral de sistemas elétricos e eletrônicos com a implantação de sistemas de proteções elétricas e dispositivos de proteção contra sobrecargas.

Pode abranger todas as atividades necessárias: diagnóstico, projeto, implantação, posta em marcha, suporte e assessoria técnica de emergência de sistemas instalados de acordo com os regulamentos técnicos para o setor de água potável e saneamento básico, identificação e assistência para a instalação do instrumental necessário.

Solicite informações sobre soluções para saneamento

VEJA TAMBÉM:

Automação de Estação de Tratamento de Água – ETA >>

Proteção contra surtos em sistemas de saneamento >>

Instalação de Prensa Cabos no Atuador Elétrico >>

Calibração de Atuador Elétrico White-E Compact Proporcional >>

Sustentabilidade: expansão e preservação do futuro >>

TODOS OS GUIAS DE AUTOMAÇÃO

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn
plugins premium WordPress