|, Todos os artigos do|Atuadores para válvulas: funcionamento e vantagens

ATUADORES PARA VÁLVULAS: FUNCIONAMENTO E VANTAGENS

Atuadores para válvulas são mecanismos/motores utilizados para a automatização, ou atuação, das válvulas que em vias normais são operadas por intervenção direta/manual no movimento de fechamento, abertura ou regulagem do fluxo circulante numa tubulação ou duto.

> Funcionamento dos atuadores para válvulas
> Adendo: atuadores pneumáticos e elétricos

atuador desenho

Funcionamento dos atuadores para válvulas 

O atuador é acoplado à válvula que anteriormente era operada apenas manualmente e, após a aplicação deste, ela passa à operar de modo automático, ou seja, à distância sem a interferência direta/manual de um operador. O atuador converte a energia entrante em energia cinética, ou seja, em movimento mecânico. A energia entrante pode ser de três tipos. Elétrica, pneumática ou hidráulica. O atuador pode ser compreendido em modo mais simples como um motor, ou interruptor, operado à distância permitindo uma vasta gama de movimentos em modo remoto lá onde o seu acionamento presencial poderia comportar riscos para o operador devido à insalubridade do ambiente onde este está localizado, ou devido ao fato de estar presente em local de difícil acesso ou ainda em aplicações que requerem saídas de alto torque. Os atuadores de válvulas, desempenham um papel fundamental na automatização do processo industrial.

O Atuador, seja ele elétrico, hidráulico ou pneumático, está ligado diretamente à haste que controla o obturador da válvula liberando, impedindo ou dosando o fluxo de fluido ou gás dentro de uma tubulação.

Quanto às válvulas, há diversos tipos de válvulas, muitas são bastante semelhantes entre si, mas cada tipo é destinado para uma finalidade. No mercado existem muitas válvulas prontas com base para atuadores e outras podem ser automatizadas colocando a base que sustenta o atuador acima válvula. Algumas destas válvulas já possuem o atuador integrado não necessitando eventuais modificações sendo já consideradas válvulas automatizadas.

Adendo: atuadores pneumáticos e elétricos

Atuador Pneumático:

É um dispositivo que converte a energia armazenada no ar comprimido (energia pneumática) em movimento mecânico. Geralmente consistem de um cilindro ou câmara em que o ar atmosférico, ou um gás pressurizado ou a mistura de ambos, é contido e deixado expandir. À medida que o gás se expande, a diferença de pressão entre o interior da câmara e a pressão atmosférica natural faz com que o gás acumule energia. O gás é então liberado do interior da câmara de maneira controlada, de modo que seja direcionado para um pistão, engrenagem ou algum outro dispositivo mecânico. O pistão é então usado para realizar o trabalho real a ser feito. Dependendo de como o gás é direcionado para o pistão e como o atuador é projetado, o pistão pode ser conduzido em linha reta (movimento linear) ou em círculo (movimento rotativo) ou oscilante (movimento limitado por um determinado número de graus).

O termo pneumático vem do grego Pneumos ou Pneuma que significa sopro, respiração. A Pneumática é a parte da Física que estuda a dinâmica e os fenômenos físicos relacionados aos gases ou vácuos bem como os métodos de conversão da energia pneumática em energia mecânica. A Energia Pneumática provém da compressão do ar atmosférico em um reservatório, transformando-o em ar comprimido a uma dada pressão de trabalho. O equipamento que executa este processo é chamado de compressor de ar.

Atuador Elétrico:

É um dispositivo que converte a energia elétrica entrante em energia cinética, ou seja, em movimento mecânico. Pode ser compreendido em modo mais simples como um motor, ou interruptor, operado à distância permitindo uma vasta gama de movimentos em modo remoto lá onde o seu acionamento presencial poderia comportar riscos para o operador devido à insalubridade do ambiente onde este está localizado, ou devido ao fato de estar presente em local de difícil acesso ou ainda em aplicações que requerem saídas de alto torque. Os atuadores de válvulas, por exemplo, desempenham um papel importante na automação do controle de processos.

Os Atuadores Elétricos são amplamente utilizados em diversas aplicações como controladores de portas, aberturas e comportas, atuação de válvulas e em processos de maquinação. Eles são usados ​​em estação de tratamento de águas residuais, usinas de energia, refinarias, mineração e processos nucleares, fábricas de alimentos e oleodutos.

LEIA TAMBÉM

Válvulas automatizadas>>

Válvulas automatizadas: Produtos >>

Atuador elétrico IP67 e IP68 >>

TODOS OS GUIAS DE AUTOMAÇÃO
2018-09-17T13:21:05+00:00

 

ESPECIALISTAS EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS

A MELHOR solução EM AUTOMAÇÃO com o MELHOR  custo-beneficio

SOLICITE MAIS informações