Início|Blog|Atuador multivoltas: Lançamento do novo atuador elétrico Bongas

Atuadores elétricos multivoltas

Os atuadores multivoltas são largamente utilizados no setor de saneamento.

Atuadores Elétricos, também conhecidos como motoredutores, são equipamentos que transformam energia elétrica em movimento mecânico para posicionamento de um elemento final de controle em uma malha de controle de processo.

Os Atuadores Elétricos são normalmente utilizados para controle do posicionamento de válvulas em geral.

Existem dois tipos de Atuadores Elétricos em função do movimento a ser realizado, os atuadores rotativos e os atuadores multivoltas.

Características dos atuadores multivoltas.

Os atuadores rotativos, como o nome sugere desenvolvem rotação do eixo  em  ¼” de volta ( ângulo de 90º), sendo largamente utilizados nas indústrias para atuação em válvulas rotativas, por exemplo: Borboleta, Esfera, Macho e Damper.

Os atuadores multivoltas são aplicados para controle de posicionamento em equipamentos cujo eixo possui  deslocamento linear, sendo aplicados à válvulas Globo, Gaveta, Comportas e Damper com dimensões grandes. Os atuadores multivoltas podem ser instalados em válvulas rotativas de grandes diâmetros e torque elevados, para  isso, alia-se ao atuador elétrico  um redutor mecânico, que altera a o movimento linear para rotativo, e conforme o cálculo do dimensionamento a relação pode gerar torques elevados.

Neste artigo iremos nos ater aos Atuadores Elétricos Multivoltas.

Diferenciais dos atuadores elétricos multivoltas Bongas

Os atuadores elétricos multivoltas são produzidos por diferentes fabricantes e com diferentes tecnologias. Basicamente os equipamentos possuem, motor, sistema mecânico e sistema eletrônico envolvidos em uma caixa, normalmente de ferro fundido ou alumínio fundido.

Os atuadores elétricos multivoltas importados pela Bongas, utilizam a mais moderna  tecnologia disponível , sendo desenvolvidos em parceria com a ENOLGAS -ITALIA e seu parceiro de fabricação na China, supervisionado pelo departamento de desenvolvimento, pesquisa e qualificação da ENOLGAS-ITALIA.

A medição do torque desenvolvido pelo atuador é realizada através de sistema eletrônico/digital utilizando a tecnologia das células de carga ‘Strang Gage’ em ponte dupla, em substituição a antigos sistemas de medição de força.”

Várias características de tecnologia atual estão presentes nos atuadores Bongas, podemos descrever algumas características técnicas que compõem os atuadores:

  • Quanto à precisão do posicionamento da válvula, essa é dada por um encoder absoluto, sem necessidade de bateria para manter o referencial, substituindo os tradicionais potenciômetros.
  • A medição do torque desenvolvido pelo atuador é realizada através de sistema eletrônico/digital utilizando a tecnologia das células de carga “Strang Gage” em ponte dupla, em substituição a antigos sistemas de medição de força.
  • O motor elétrico é assíncrono, gaiola de esquilo ventilado, com isolação “F”.
  • Nas placas eletrônicas as inserções dos componentes digitais são montadas automaticamente por robôs, soldadas em leito fluidizado de estanho e testadas individualmente em banco de testes.
  • O involucro é fabricado em alumínio microfundido, pintado em epóxi de alta resistência a corrosão e a prova de tempo e EXD – IP67/68.
  • O Display LCD é de alta intensidade protegido por vidro temperado anti-reflexo.
  • Os botões  de operação local/remoto não são intrusivos com tecnologia magnética,
  • Os atuadores elétricos multivoltas da Bongas, são leves e compactos, com baixo peso facilitando a instalação e retirada para manutenção.
  • A borneira  está disponível em invólucro próprio, separado do conjunto motor/eletrônica digital e mecânica, com isso as conexões poderão ser realizadas sem preocupação  de contaminação na montagem dos equipamentos em campo.

Princípio de funcionamento do atuador elétrico  >>

Atuadores elétricos multivoltas >>

Atuadores elétricos inteligentes White-E Evolution >>

2020-07-06T12:09:09+00:00

 

ESPECIALISTAS EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS

A MELHOR solução EM AUTOMAÇÃO com o MELHOR  custo-beneficio

SOLICITE MAIS informações