O QUE É VÁLVULA MOTORIZADA?
Válvula motorizada é aquela que faz uso de um atuador para abrir, fechar e controlar o fluxo de fluidos ou gases.
Válvula motorizada é aquela que faz uso de um atuador/motor/dispositivo para operação de abertura, fechamento e controle do fluxo de gases ou fluidos circulantes em uma tubulação.
> O que é uma válvula motorizada?
> Adendo: atuadores pneumáticos e elétricos
O que é uma válvula motorizada?
Válvula motorizada, ou automatizada, é aquela que faz uso de um atuador/motor/dispositivo para operação de abertura, fechamento e controle do fluxo de gases ou fluidos circulantes numa tubulação.
O atuador é acoplado à válvula, que anteriormente era operada apenas manualmente, e, após a aplicação deste, ela passa a operar de modo automático, ou seja, à distância e sem a interferência direta/manual de um operador. Ele converte a energia entrante em energia cinética, ou seja, em movimento mecânico. A energia entrante pode ser de três tipos: elétrica, pneumática ou hidráulica.
Um atuador pode ser compreendido, de modo mais simples, como um motor ou interruptor operado à distância, permitindo uma vasta gama de movimentos em modo remoto, lá onde o seu acionamento presencial poderia comportar riscos para o operador, devido à insalubridade do ambiente onde este está localizado, por estar presente em local de difícil acesso ou ainda em aplicações que requerem saídas de alto torque. Os atuadores de válvulas desempenham um papel fundamental na automatização do processo industrial.
Há diversos tipos de válvulas, muitas bastante semelhantes entre si, mas cada tipo é destinado para uma finalidade diferente. No mercado existem muitas válvulas prontas com base para atuadores, enquanto outras podem ser automatizadas ao colocar a base que sustenta o atuador acima da válvula. Algumas delas já são consideradas automatizadas, por possuírem o atuador integrado, não necessitando eventuais modificações.
Adendo: atuadores pneumáticos
Atuador pneumático
É um dispositivo que converte a energia armazenada no ar comprimido (energia pneumática) em movimento mecânico. Geralmente consistem de um cilindro ou câmara em que o ar atmosférico, um gás pressurizado ou a mistura de ambos, é contido e deixado expandir. À medida que o gás se expande, a diferença de pressão entre o interior da câmara e a pressão atmosférica natural faz com que ele acumule energia. O gás é, então, liberado do interior da câmara de maneira controlada, de modo que seja direcionado para um pistão, engrenagem ou algum outro dispositivo mecânico, que realizará o trabalho a ser feito. Dependendo de como o gás é direcionado e como o atuador é projetado, o pistão pode ser conduzido em linha reta (movimento linear), em círculo (movimento rotativo) ou oscilante (movimento limitado por um determinado número de graus).
O termo pneumático vem do grego pneumos ou pneuma, que significa sopro ou respiração. A Pneumática é a parte da Física que estuda a dinâmica e os fenômenos físicos relacionados aos gases ou vácuos, bem como os métodos de conversão da energia pneumática em energia mecânica. A energia pneumática provém da compressão do ar atmosférico em um reservatório, transformando-o em ar comprimido a uma dada pressão de trabalho. O equipamento que executa este processo é chamado de compressor de ar.
Adendo: atuadores elétricos
Atuador elétrico
É um dispositivo que converte a energia elétrica entrante em energia cinética, ou seja, em movimento mecânico. Pode ser compreendido, de modo mais simples, como um motor ou interruptor operado à distância permitindo uma vasta gama de movimentos em modo remoto lá onde o seu acionamento presencial poderia comportar riscos para o operador devido à insalubridade do ambiente onde este está localizado, por estar presente em local de difícil acesso ou, ainda, em aplicações que requerem saídas de alto torque. Os atuadores de válvulas, por exemplo, desempenham um papel importante na automação do controle de processos.
Os atuadores elétricos são amplamente utilizados em diversas aplicações como controladores de portas, aberturas e comportas, atuação de válvulas e em processos de maquinação. Eles são usados em estações de tratamento de águas residuais, usinas de energia, refinarias, mineração, processos nucleares, fábricas de alimentos e oleodutos.