Início|Blog|Lançamento dos atuadores elétricos inteligentes

Atuadores elétricos inteligentes

Os atuadores inteligentes foram projetados dada uma grande necessidade de gerenciamento e controle.

Atuadores elétricos, em geral, são necessários na automação de válvulas e também são usados em diversos segmentos e linhas. Um exemplo é a Estação de Tratamento de Água (ETA), na qual as válvulas são operadas através de uma rede de atuadores. Quando um atuador convencional está implementado em uma linha de difícil acesso, sem parâmetros de leitura, surgem questões sobre informações como a porcentagem de abertura da válvula, possíveis problemas com o travamento das válvulas, erros no próprio atuador e a porcentagem de torque utilizado. A tecnologia nos atuadores faz total diferença e, sem estas informações, as operações seriam muito mais difíceis e ineficientes.

> Características dos atuadores elétricos inteligentes
> Diferença entre atuadores elétricos inteligentes e atuadores elétricos convencionais

Atuadores elétricos inteligentes contam com abertura e fechamento modular, detecção de erros e um sistema de controle remoto.

Características dos atuadores elétricos inteligentes

Cada característica é fundamental para o desenvolvimento, segurança, precisão e controle do processo no qual o atuador está envolvido. Assim, obtemos uma eficiente gestão do sistema, economia de recursos e redução no desperdício.

Das características mais fundamentais, referentes a atuadores inteligentes, se destaca a capacidade de desenvolver dados de leitura que possam ser interpretados e transmitidos para os receptores, sejam eles humanos ou máquinas.

Os atuadores inteligentes foram projetados dada uma grande necessidade de gerenciamento e controle. Uma empresa dotada de um sistema inteligente possui uma precisão maior, pois cada processo é monitorado de acordo com as parametrizações pré-definidas. Com menor interferência humana, obtém-se um maior nível de segurança nos processos, porque os sinais gerados por um atuador inteligente (comunicação) são retransmitidos para um PLC ou qualquer modelo lógico de controle que a empresa possua. Tais sinais são imprescindíveis para realização de verificações nos processos e equipamentos de controles (atuadores), gerando autodiagnósticos, agilizando a execução de reparos ou realização de ajustes.

Diferença entre atuadores elétricos inteligentes e atuadores elétricos convencionais

Modelos de atuadores inteligentes possuem algumas diferenças em relação aos convencionais, sendo a comunicação a maior delas. Com os dispositivos comuns, possuímos definições de abertura e fechamento (ON/OFF) e feedback do mesmo.

Com um atuador inteligente, que possui controle proporcional, podemos modular a posição conforme a porcentagem de abertura ou fechamento desejada, detectar erros, como falhas de alimentação, torque excessivo, travamento das válvulas, superaquecimento do motor e eventuais necessidades de reparo, além de um sistema de controle remoto por infravermelho que possibilita ajustes dos atuadores quando estes estão em zona de difícil acesso.

As interfaces com Protocolos de Comunicação Profibus DP1 e Modbus RTU/TC com cabeamentos para transferência de dados possibilita a interação com demais equipamentos de uma malha de controle.

Em alguns casos, tais equipamentos também são providos de bateria interna, garantido um posicionamento adequado da válvula em caso de queda de energia (falha segura).

TODOS OS GUIAS DE AUTOMAÇÃO
2024-02-19T14:23:01-03:00

 

INOVAÇÃO EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS E CONTROLE DE FLUXO

Soluções personalizadas para automação de processos com excelente relação custo-benefício

SOLICITE MAIS informações
Abrir bate-papo
Olá!
Podemos ajudá-lo?