Home|Descubra automação, Todos os artigos do|Atuador pneumático: princípios de funcionamento

ATUADOR PNEUMÁTICO: PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO

Atuador Pneumático se utiliza da energia contida no ar comprimido para gerar movimento mecânico. Consiste principalmente de um pistão ou diafragma que desenvolve força motriz mantendo o ar na parte superior do cilindro, isso permite que a pressão do ar force o diafragma ou o pistão a mover a haste da válvula ou girar o elemento de controle da válvula.

> Princípios de funcionamento dos Atuadores Pneumáticos
> Atuadores pneumáticos Simples Ação e Dupla Ação

 

atuador pneumático

Princípios de funcionamento dos Atuadores Pneumáticos

Basicamente os Atuadores Pneumáticos convertem o ar comprimido em movimento rotativo ou linear.

Atuadores Pneumáticos Rotativos podem ser classificados como angulares ou contínuos, o que são componentes simples e compactos que produzem uma oscilação de energia por meio de giro em eixo de saída por um arco fixo. Além disso, a montagem deles é bem simples e em meio a produção tem alto torque instantâneo, sendo bem utilizadas para fazer diversos movimentos, como levantar, abaixar, fechar, abrir, indexar.

Como outros componentes pneumáticos, eles são duráveis, oferecem simplicidade e alta resistência para seu tamanho e podem operar em ambientes perigosos.

Atuadores Pneumáticos Lineares pneumáticos consistem em um pistão dentro de um cilindro oco. A pressão de um compressor externo ou bomba manual move o pistão para dentro do cilindro. Conforme a pressão aumenta, o cilindro se move ao longo do eixo do pistão, criando uma força linear. O pistão retorna à sua posição original por uma força de retorno ou fluido sendo fornecido para o outro lado do pistão.

Atuadores pneumáticos Simples Ação e Dupla Ação

Temos dois tipos básicos de atuadores pneumáticos:  o Dupla ação e o Simples ação.

Simples ação têm uma única porta para permitir que o ar comprimido entre no cilindro para mover o pistão para a posição desejada. Eles usam uma mola interna ou, às vezes, simplesmente gravidade para retornar o pistão para a posição “home” quando a pressão do ar é removida. Cilindros de ação simples são uma boa escolha quando o trabalho é feito apenas em uma direção, como levantar um objeto ou pressionar um objeto em outro objeto.

Dupla ação têm uma porta em cada extremidade e movem o pistão para frente e para trás alternando a porta que recebe o ar de alta pressão. Isso usa cerca de duas vezes mais energia do que um cilindro de ação simples, mas é necessário quando uma carga deve ser movida em ambas as direções, como abrir e fechar um portão.

LEIA TAMBÉM

Atuador Pneumático: o que é, tipos, vantagens >>

Atuadores Pneumáticos: Produtos >>

Atuadores Pneumáticos em alumínio >>

2019-10-07T11:22:09+00:00

 

ESPECIALISTAS EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS

A MELHOR solução EM AUTOMAÇÃO com o MELHOR  custo-beneficio

SOLICITE MAIS informações