Início|Descubra automação, Todos os artigos do|Atuador pneumático: princípios de funcionamento

ATUADOR PNEUMÁTICO: PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO

O atuador pneumático converte o ar comprimido em movimento rotativo ou linear. Entre e descubra seu funcionamento.

Atuador pneumático se utiliza da energia contida no ar comprimido para gerar movimento mecânico. Consiste principalmente de um pistão ou diafragma que desenvolve força motriz, mantendo o ar na parte superior do cilindro e permitindo que a pressão do ar force o diafragma ou o pistão a mover a haste ou girar o elemento de controle da válvula.

> Princípios de funcionamento dos atuadores pneumáticos
> Atuadores pneumáticos simples ação e dupla ação

O Atuador Pneumático converte o ar comprimido em movimento rotativo ou linear. Entre e descubra seu funcionamento.

Princípios de funcionamento dos atuadores pneumáticos

Basicamente, os atuadores pneumáticos convertem o ar comprimido em movimento rotativo ou linear.

Atuadores pneumáticos rotativos podem ser classificados como angulares ou contínuos e são componentes simples e compactos, que produzem uma oscilação de energia por meio de giro em eixo de saída por um arco fixo. Além disso, eles têm montagem bem simples e contam com alto torque instantâneo, sendo bastante utilizados para fazer diversos movimentos, como levantar, abaixar, fechar, abrir e indexar.

Como outros componentes pneumáticos, eles são duráveis, oferecem simplicidade e alta resistência para seu tamanho e podem operar em ambientes perigosos.

Atuadores pneumáticos lineares consistem em um pistão dentro de um cilindro oco. A pressão de um compressor externo ou bomba manual move o pistão para dentro do cilindro. Conforme a pressão aumenta, o cilindro se move ao longo do eixo do pistão, criando uma força linear. O pistão retorna à sua posição original por uma força de retorno ou fluido sendo fornecido para o outro lado do pistão.

Atuadores pneumáticos simples ação e dupla ação

Existem dois tipos básicos de atuadores pneumáticos: o simples ação e o dupla ação.

Simples ação: têm uma única porta para permitir que o ar comprimido entre no cilindro e mova o pistão até a posição desejada. Eles usam uma mola interna ou, às vezes, simplesmente gravidade para retornar o pistão para a posição inicial quando a pressão do ar é removida. Cilindros de ação simples são uma boa escolha quando o trabalho é feito apenas em uma direção, como levantar um objeto ou pressionar um objeto em outro.

Dupla ação: têm uma porta em cada extremidade e movem o pistão para frente e para trás, alternando a porta que recebe o ar de alta pressão. Este processousa cerca de duas vezes mais energia do que um cilindro de ação simples, mas é necessário quando uma carga deve ser movida em ambas as direções, como abrir e fechar um portão.

TODOS OS GUIAS DE AUTOMAÇÃO
2024-02-19T14:09:52-03:00

 

INOVAÇÃO EM AUTOMAÇÃO DE VÁLVULAS E CONTROLE DE FLUXO

Soluções personalizadas para automação de processos com excelente relação custo-benefício

SOLICITE MAIS informações
Abrir bate-papo
Olá!
Podemos ajudá-lo?