ATUADOR ELÉTRICO: PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO
O atuador elétrico transforma energia elétrica entrante em energia mecânica. Entenda seu funcionamento.
Atuador elétrico, basicamente, é um motor que, a partir da energia elétrica entrante, produz a energia mecânica. O dispositivo é composto de uma parte fixa (estator) e de uma giratória (rotor). Ele pode ser de corrente alternada (AC) ou de corrente direta (DC).
> Princípios de funcionamento dos Atuadores Elétricos
> Motores de corrente Interna Alternada (AC) e Corrente Direta (DC)
Princípios de funcionamento dos Atuadores Elétricos
O atuador elétrico é um motor que move ou controla um mecanismo ou sistema ao qual ele está incorporado. Estes dispositivos são máquinas que operam uma transformação energética pela qual, a partir da energia elétrica entrante, é produzida a energia mecânica. Um motor elétrico rotativo é sempre composto de duas partes: uma parte fixa/estática, denominada estator, e outra que gira em volta do seu próprio eixo, denominada rotor. Estes são comumente conhecidos como enrolamentos primários e secundários, respectivamente. A tensão é aplicada ao conjunto do estator, que resulta na indução do fluxo de corrente para o conjunto do rotor. A interação destes dois cria um campo magnético, que origina o movimento. Os atuadores elétricos podem ser de corrente interna alternada (AC) ou de corrente direta (DC).
Independentemente do tipo do motor, o único princípio físico que está na base do seu funcionamento é: o aproveitamento da ação mecânica (força ou torque) produzida pela interação dos campos eletromagnéticos.
De acordo com a ação mecânica exercida, o atuador elétrico pode ser rotativo ou linear. Os atuadores elétricos rotativos são os mais conhecidos e difusos no âmbito das aplicações industriais.
Motores de corrente interna alternada (AC) e corrente direta (DC)
Existem dois tipos de motores: AC, que geralmente se movem a uma velocidade constante, e DC, que se movem a velocidades variáveis. A velocidade de um motor AC é determinada pela frequência de tensão aplicada pelo número de pólos magnéticos. Dentro dele estão o conjunto do estator e o conjunto do rotor. Se for um motor de indução, o rotor gira mais devagar que o campo do estator. Se for um motor síncrono, o rotor e o estator se movem em sincronia.
Nos motores de corrente contínua (DC), o conjunto do rotor gira na tentativa de alinhar-se com o conjunto do estator, mas é impedido por uma peça conhecida como comutador. No momento preciso, o comutador liga o campo do rotor, enquanto o conjunto do estator permanece estacionário. Isso fornece os meios para controlar a velocidade e o posicionamento.