ATUADOR ELÉTRICO: PRINCIPAIS APLICAÇÕES INDUSTRIAIS
Atuadores elétricos são fundamentais na automação dos processos industriais principalmente na atuação de válvulas. Conheça um pouco mais.
A indústria moderna possui um alto grau de automação de válvulas para poder dominar a complexidade dos processos de produção, substituindo, muitas vezes, a força humana, gerando maior economia e controle mais eficiente do processo de produção.
> Aplicações atuador elétrico
> Atuadores reduzem custos da produção
> Atuadores permitem maior controle dos processos na indústria
Aplicações do atuador elétrico
Os atuadores elétricos são usados em diversos setores da indústria e têm presença constante nas várias etapas que possuem os processos industriais e sua automatização. São dispositivos que participam na operação de máquinas e, principalmente, na atuação de válvulas. Essas válvulas são usadas sempre que houver necessidade de interceptar e regular um fluido (líquido, gás, emulsão de suspensão ou solução), agressivo ou inerte. Os setores de aplicação são os mais variados: petróleo e gás, têxtil, químico-farmacêutico, agrícola, alimentício, siderúrgico, embalagens, estação de tratamento de águas residuais, usinas de energia, refinarias, mineração, processos nucleares e oleodutos. Dentro da automação, os atuadores elétricos possuem uma ampla gama de finalidades, como controladores de portas, de comportas e atuação de válvulas.
A indústria moderna possui um alto grau de automação de válvulas para poder dominar a complexidade dos processos de produção, substituindo, muitas vezes, a força humana, lá onde os movimentos são repetitivos, requerem elevada força de torção (torque) ou quando os equipamentos se localizam em posições de difícil acesso ou até mesmo em lugares insalubres.
A implementação de atuadores reduz os custos da produção
A adoção de atuadores na automação de válvulas tem reduzido bastante os custos na produção dos mais variados itens e produtos. Além de trazer facilidades na operação de equipamentos, a automação aumenta o nível de proteção no ambiente de trabalho, seja evitando acidentes e males causados à saúde devido aos movimentos repetitivos ou poupando esforço humano e riscos desnecessários. Outro fator importante é a notável diminuição do desperdício de material devido a uma maior precisão e controle operacional das válvulas atuadas, gerando, assim, uma sensível economia de material que normalmente se desperdiçaria, caso as válvulas fossem acionadas apenas por manuseio humano.
Atuadores trazem maior controle dos processos na indústria
A automação de válvulas nos processos de produção contribui para a formação de um sistema de controle que tem por objetivo, a partir de uma determinada entrada fornecida, a obtenção de uma saída desejada dentro do desempenho programado. Desse modo, cada etapa do procedimento se torna mais facilmente mensurável. Além deste benefício, uma outra vantagem do controle de processos é a possibilidade de detectar vazamentos e perda de material, já que o cálculo de entrada e saída de fluidos circulantes numa tubulação, por exemplo, tem uma maior precisão do início ao fim de toda a operação.